Sunitas ou xiitas: quem é pior?

sunitas e xiitas

Trecho do artigo Sunni or Shia, Which Poses A Greater Threat?  (Sunita ou Xiita, qual dos dois representa uma ameaça maior) de Mumin Salih (2012). Publicado em 04-10-2015 por khadija kafir.

Escolher entre Sunita ou Xiita é como escolher entre o idiota e o tolo; ambas as seitas vêm do mesmo culto chamado islã.

Há muitas outras seitas mas essas duas são as principais. Ambas vieram a existir no sétimo século depois do assassinato de Ali, o quarto dos “Califas Bem Guiados”. Ali foi eleito quando o mundo islâmico estava em polvorosa, que se seguiu após o assassinato brutal e sem piedade de Uthman, o terceiro califa. Os muçulmanos enfrentaram uma guerra civil que tirou centenas de milhares de vidas. De fato, eles ainda pagam com suas vidas, como resultado dessa divisão.

Os xiitas são aqueles que ficaram do lado do Califa Ali, contra os rebeldes. A posição dos muçulmanos sunitas era, e ainda é, a mais interessante e está de acordo com sua posição em relação a outros absurdos islâmicos; em outras palavras, ela é uma posição confusa. Elas acreditam que Ali estava certo e fez a coisa certa pelo islã. A história dos eventos, como tem chegado a nós, está em apoio de Ali. Todavia, eles se recusam a condenar os rebeldes, que eram oponentes de Ali. Assim sendo, os sunitas acreditam que, quem quer que estivesse no lado certo, e quem quer que estivesse se opondo ao lado certo, estavam ambos do lado certo. Pode parecer maluco, mas isso é o islã.

Os sunitas se recusam a discutir este tópico com o argumento de que depende de Alá, não dos humanos, julgar a questão. Os muçulmanos sunitas desenvolveram uma fobia em relação a essa parte da história; eles não gostam de discuti-la, ler sobre ela ou saber sobre ela!

É claro que existe uma razão por trás dessa fobia. Ambos os grupos combatentes não eram muçulmanos comuns, mas companheiros de Maomé altamente reverenciáveis, os chamados “Sahaba” (1). O Alcorão e o Islã foram confiados àqueles homens e eles são considerados exemplos para os outros muçulmanos. Aqueles homens chamados de Sahabas eram quase perfeitos, pois a perfeição plena é somente de Alá. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão – e de fato toda a religião islâmica – nos alcançou sem alterações por causa da perfeição daqueles homens. Qualquer mácula na sua integridade lançaria sérias dúvidas sobre a integridade da religião. Infelizmente, os eventos da guerra expõem algumas condutas bárbaras que apenas combinam com os criminosos. Assim sendo, é melhor não saber nada a respeito!

(1) Esse grupo inclui, além de Ali, Abu Bakr, Omar e Otman (N.T.).

_________________________________

Sobre o autor: Mumin Salih é um ex-muçulmano que prefere não se expor em demasia, mas que escreve muitos artigos para o fórum de ex-muçulmanos fundado por Ali Sina. Também escreve para o Site Islam Watch, onde tem uma página.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s